Yoga é uma filosofia de vida que tem sua origem na Índia, há mais de 5000 anos. Atualmente é conhecido não apenas como uma filosofia de vida, mas também como sistema holístico que trabalha o corpo e a mente ao mesmo tempo, os efeitos na mente e no corpo foram testados e comprovados ao longo do tempo, sendo uma excelente ferramenta para o nosso bem estar físico e mental.
Yoga é constituído por 3 fases: as Posturas (Asanas), a Respiração Consciente (Pranayama) e a Meditação.
Nas aulas de Yoga Breathe Dance praticamos estas 3 fases, sendo que a dança é introduzida como forma de aquecimento para o início da prática de posturas, o que nos traz também bem estar e algum conforto emocional ao vivenciarmos músicas de outros tempos que nos trazem boas recordações.
De salientar que yoga trabalha as emoções, ajudando as pessoas a agir de acordo com seus pensamentos e sentimentos, além de trazer um profundo relaxamento, concentração, tranquilidade mental, fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade
Dez razões pelas quais o seu corpo lhe vai agradecer por começar a praticar ioga
#1. Diminui Problemas Digestivos
Muitas posições do ioga podem ser vistas como uma massagem aos órgãos internos. Isto combinado com a respiração profunda (outro pilar do ioga) é uma ótima forma de relaxar o seu sistema digestivo. Se tem problemas digestivos, determinadas posições do ioga podem estimular os rins e o fígado a libertarem as toxinas. Também podem reduzir a sensação de inchaço.
#2. Estimula o Cérebro
Embora fazer ioga seja, sem dúvida, uma oportunidade de acalmar a sua mente, também tem um efeito positivo no desenvolvimento do cérebro, com o desenvolvimento do foco e concentração. Um estudo levado a cabo pela Universidade de Adelaide, na Austrália, revelou uma considerável melhoria em pessoas com problemas cognitivos leves quando estas praticavam ioga regularmente, segundo informa o site Live Science. Os dados indicavam que a sua memória melhorou devido à concentração que o ioga exige.
#3. É Bom para o Coração
Afinal, parece que os exercícios cardiovasculares não são os únicos que previnem as doenças do coração. Segundo a Harvard Heart Letter, uma publicação associada à Harvard Medical School, foi feito um estudo sobre o ioga que incluiu pessoas de todas as idades e condições físicas. Depois de praticarem ioga, os participantes perderam uma média de 2,3 kg, a tensão arterial desceu 5 pontos e os níveis de colesterol LDL prejudicial diminuíram 12 pontos.
#4. Ajuda a Prevenir Lesões Musculares e das Articulações
Como o ioga alonga os músculos e proporciona força estrutural, ajuda a desenvolver os músculos que mais utilizamos. Isto significa menos probabilidades de contrações musculares ou artrite, que são afeções que ocorrem frequentemente durante outro tipo de exercícios, como a corrida.
#5. Melhora o Sistema Imunitário
Esta razão é importante, uma vez que afeta todos os aspetos da saúde. As mesmas posições de ioga que relaxam o sistema digestivo, também ajudam à drenagem dos nódulos linfáticos. Isto liberta o fluido viscoso rico em células imunitárias, o que melhora a capacidade do sistema linfático combater infeções.
#6. Mantém o Nível de Açúcar no Sangue Baixo
Informação importante para os diabéticos e outras pessoas que lutam por manter o seu nível de açúcar estável: o ioga reduz os níveis de cortisol e de adrenalina, alterações hormonais que melhoram a sensibilidade do corpo à insulina. Isto significa a obtenção de níveis normais de açúcar no sangue.
#7. Proporciona Maior Capacidade Pulmonar
O ioga exige concentração na respiração e isto melhora a capacidade dos pulmões. Também incentiva a que se respire pelo nariz, o que filtra a poluição, o pólen e outras coisas que podem ser prejudiciais para os pulmões.
#8. Relaxa o Sistema Nervoso
As pessoas normalmente afirmam que se sentem mais relaxadas depois de uma sessão de ioga e há um motivo físico para isto acontecer. A razão pela qual nos sentimos menos ansiosos depois de fazer ioga deve-se ao facto de o nosso sistema nervoso passar de simpático a parassimpático ou, em termos menos científicos, do modo de “luta ou fuga” ao modo de “descanso e digestão”. O impacto psicológico também é visível. Hoje em dia sabe-se que esta prática tem uma influência positiva relacionada com a depressão, diminuição do stress, ansiedade e insónia. Posto isto, atualmente, esta disciplina é considerada uma abordagem natural e disponível na promoção do bem-estar, estabilidade emocional e tratamento de problemas relacionados com a saúde mental, sendo inclusive inserida, como complemento por alguns psicólogos, em psicoterapia.
#9. Melhora a Densidade Óssea
As mulheres, em particular, perdem massa óssea com o passar dos anos e está provado que o ioga previne que isso aconteça, uma vez que estimula os ossos a reterem o cálcio. Ao fazer posições nas quais temos de aguentar o nosso peso, zonas como a coluna, os ombros, os braços e as pernas são positivamente afetados.
#10. Ajuda na Perda de Peso
Embora seja verdade que uma hora de ioga não queima as mesmas calorias que uma hora a correr, tem consequências a largo prazo na manutenção do peso. Primeiro, transforma a gordura em músculo, que, por sua vez, se livra de mais gordura. E, por último, mas não menos importante, ajuda a que nos sintamos mais confortáveis na nossa pele, levando-nos a uma melhor alimentação e estilo de vida.
A quem se destina
Yoga Breathe Dance destina-se a quem procura bem estar, tranquilidade, clareza de pensamento e foco no seu dia a dia, independentemente da sua idade, destreza e condição física. Pois yoga é para toda a gente e é a melhor forma de unificar corpo, mente e alma.
Aulas Online
Neste momento as aulas de grupo de Yoga Breathe Dance realizam-se Online em dois horários distintos:
Segundas, Quartas e sextas-feiras das 8:30 às 9:30
Terças, Quintas e Sábados das 10:00 às 11:00.
Aulas Individuais mediante marcação prévia.
Aulas Presenciais
Quartas-feiras às 19:00
Aulas Individuais mediante marcação prévia.